segunda-feira, 29 de outubro de 2007

os ecopontos


Os ecopontos são contentores diversificados (vidrão, embalão, papelão e pilhão) para a recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) para posterior reciclagem.
O ecoponto amarelo (embalão) destina-se basicamente a embalagens: plasticos, latas, etc.. O azul (papelão) é para papel e cartão e o verde (vidrão) é para o vidro. Junto destes ecopontos, podemos encontrar também um outro mais pequeno: o pilhão. Este tipo de ecoponto serve exclusivamente para a colocação de pilhas, pois como todos sabem, uma unica pilha é capaz de contaminar um terreno do tamanho de um campo de futebol.
Em Portugal existem várias empresas que controlam os ecopontos, mas a que abrange mais território é a Sociedade Ponto Verde.

Reciclagem





Por momentos, venho a descobrir que a reciclagem é importante para a humanidade.

Sem a reciclagem cada vez mais a poluição tem vindo a aumentar mais do que devia, assim o ar que respiramos pode vir a causar algumas doenças devido aos produtos que são libertados para a atmosfera.

Dentro da reciclagem existem três ecopontos, entre eles dividem-se em papeis e metais, plásticos e vidro.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007


A quantidade lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Somando-se toda produção mundial, os números são assustadores.Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. A cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.Por que não reciclar, então?Separando todo lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos containers especiais ou encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as Usinas de Reciclagem. Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde.Entre você também nessa luta pela qualidade do nosso futuro.

Reciclar para um Mundo melhor

A alguns dias venho acompanhando a evolução e envolvimento em especial da Equipe Bio Ritmo Paulista, sobre a reciclagem de material como Papel, Papelão, Vidro, Plástico entre outros. A idéia inicial surgiu de dois colaboradores fantásticos chamados Thiago Poggio e Manoela Sanches (mais equipe), ambos da recepção. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos, espero ver crescer este projeto à cada dia e principalmente a evolução de ambos e da equipe neste desafio. Trabalhos como este, faz do profissional e pessoa um indivíduo de valores virtuosos reais e com visão de futuro apurada para alcançar novos desafios.


“Politica dos três R’s”: Reduzir; Reutilizar; e Reciclar.
Pois bem, nesta politica, reciclar é o ultimo passo. Antes disso, há que reduzir e reutilizar.
Com o passar do tempo os dois primeiros R’s foram caindo e agora parece que o objectivo é apenas Reciclar.
Pensemos num exemplo prático e vejamos o que já acontece em grandes empresas com preocupações ambientais. A política dos três R’s “obriga” a que se adoptem três passos:
- Primeiro – REDUZIR:
Os recados em papel são substituídos por mails que circulam entre os colaboradores;
Os próprios mails em nota de rodapé têm frases como: “Antes de imprimir este mail pense se será mesmo necessário, há cada vez menos arvores no nosso planeta.”
- Segundo passo – REUTILIZAR:
As folhas que chegam a ser impresas devem ser reutilizadas.
Se só se imprimiu a folha de um dos lados, deve utilizar-se o verso para escrever; para imprimir novamente antes da folha ser inutilizada.
Os copos de plástico também devem ser reutilizados antes de serem deitados fora.
- Ultima fase – RECICLAR:
Só chegados a este ponto é que as folhas de papel gastas ou o copo inutilizado vão ser então separados convenientemente nos contentores que a empresa dispõe, a fim de serem reciclados.